Quando se fala em Consultor, muitas pessoas, e até
mesmo, profissionais de RH, e empresários têm na sua cabeça a palavra
"VENDEDOR". Mas erroneamente esse termo não se refere nem a profissão de vendedor ou representante comercial e nem ao profissional de vendas. Alguns mais esclarecidos sabem exatamente a diferença entre Consultor e Vendedor.
Mas infelizmente, ainda hoje vemos anúncios em sites de recolocação e consultoria em RH, procurarem profissionais para vendas de produtos ou serviços com o titulo de Consultor, então resolvi neste artigo elucidar algumas questões e definições sobre esse profissional.
Definição do Termo: CONSULTOR – É o profissional
que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer
consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos relativos a sua
especialidade. Tem atuação especifica que orienta e fornece
conhecimentos com alternativa de alcançar um objetivo de forma mais
eficaz do que vem sendo feito. É alguém que tira o relógio do teu pulso,
diz a hora e ainda cobra por isso. Capaz de diagnosticar erros, avaliar
profissionais e orientá-los de qual a melhor maneira de alcançar os
objetivos da organização.
Para Quê Serve um Consultor?
Existem piadas sobre a inutilidade e o valor cobrado por um
Consultor. Elas advêm do fato de que muitos consultores supervalorizam
seus serviços. O mais comum e triste é o despreparo. Muitos
profissionais que ficam desempregados e sem preparo ou experiência de
uma hora para outra vira Consultor. Não tem se quer nem 2 anos de
experiência na área em que se dizem Consultores.
Para se tornar um Consultor é necessário domínio e experiência na
área em que se pretende dar consultoria. Para isso é preciso pelos menos
10 anos de experiência profissional dentro do ambiente organizacional. O
bom Consultor é o que viveu do lado de dentro da empresa. Teoria só não
basta, tem que se ter prática na área que se pretende
dar consultoria. Se não fosse assim qualquer universitário que se forma
poderia fazer um MBA e estaria apto a exercer a diretoria de qualquer
empresa. Mas sabemos que a teoria é muito bom, é o que se aprende na
faculdade, mas, á prática se vive no dia a dia.
É obvio que um bom Consultor alia o domínio profissional à
escolaridade. Mas há que se ter um equilíbrio. Experiência e
escolaridade são grandes diferenciais na hora de contratar um Consultor
ou uma Consultoria.
O Consultor é o profissional que entende muito do que se faz na
prática e na teoria. E essa experiência ele já mais copia, ele adquire
ao longo se sua vida profissional. Encara situações, cria soluções e por
criar ele cobra. Afinal experiência tem preço.
Outra característica e importante de um bom consultor é saber ouvir o
cliente. Erra quem acha que aquele que fala muito e ouve pouco é o mais
capacitado. Um Consultor experiente sabe ouvir o cliente e faz isso já
na primeira reunião, é honesto e diz se é possível ou não realizar o que
o cliente almeja. Muitas vezes o cliente solicita algo inviável, mas o
comum é que o cliente não saiba com exatidão o que quer alcançar ou
realizar.
Consultores experientes não são baratos, já que pesquisam, analisam, e
geram resultados importantes para a empresa. A finalidade é avaliar,
orientar e ajudar os profissionais da empresa a realizar tarefas, buscar
objetivos estipular metas. Indicar os caminhos mais curtos para
alcançar os objetivos da organização. Corrigir os erros, que
normalmente, pelo convívio constante não são observados.
Como li em um artigo na internet e diga-se, de passagem concordo
plenamente, os problemas de uma empresa ou de uma equipe não se resolve
com "palestras motivacionais", elas só servem mesmo para inicio e
término do trabalho. Isoladas não resolvem absolutamente nada.
Consultor dá consultas, tem senioridade á respeito do que faz, pois
domina e tem experiência. Consultoria é antes de tudo uma relação de
comprometimento, transparência para mudar e melhorar seja lá o que for.
Há no Brasil milhares de consultores bem sucedidos que descobriram o
prazer de trabalhar por conta própria, auxiliando pessoas e empresas a
solucionarem problemas.
O Consultor norte-americano JIM KENNEDY afirma que esse profissional
pode a vir se tornar um super-star se souber aplicar o cérebro junto com
boa aparência e carisma.
Com base na experiência de varias organizações de consultoria dos
EUA, P.W.Shay da ACME (Association of Consulting Management Engineers)
de NOVA YORK, resume as principais características do CONSULTOR de
sucesso:
1-Boa saúde física e mental;
2-Ética profissional e cortesia;
3-Estabilidade de comportamento e ação;
4-Autoconfiança;
5-Eficácia pessoal (ímpeto e energia);
6-Integridade (qualidade que engendra a confiança);
7-Independência (capacidade de formar suas próprias opiniões com discernimento);
8-Competência intelectual;
9-Capacidade de aplicar o bom senso sempre;
10-Capacidade de simplificar a complexidade do problema, (capacidade analítica);
11-Imaginação criativa;
12-Pericia em relações interpessoais; orientação para o aspecto humano dos problemas,
13-habilidade para ganhar confiança e o respeito, habilidade para
conquistar a colaboração do cliente, habilidade em transferir
conhecimentos, habilidade em comunicação e persuasão acima da média,
escrita, oral, gráfica;
14-Maturidade psicológica (controle emocional e uso da razão).
Se você não identifica algumas dessas características, não se
assuste. Mesmo assim ainda poderá ser um excelente consultor. Só que seu
treinamento e sua dedicação deverão ser mais intensos.
Então não desanime.
Espero que com esse artigo tenha sanado algumas dúvidas sobre o que é um CONSULTOR, que muitas empresas e profissionais da área de RH (Recursos Humanos),
insistem em anúncios procurando profissionais de vendas como se este
profissional realmente atuasse como vendedor. O que não o é.
Caso exista alguém que discorde desta explicação, acho que mais claro
impossível, gostaria que comentassem, para que todos possamos saber
suas opiniões.
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