quinta-feira, 16 de abril de 2015

Como impressionar investidores com um slide deck

Na hora de apresentar um negócio a um investidor, é necessário demonstrar boa postura, firmeza na voz, segurança e conhecimento sobre o assunto.
Esses passos já são o começo para uma boa negociação, mas, além disso, é preciso estar atento a um detalhe: montar um slide deck, ou seja, um roteiro com as informações mais importantes para você seguir  e não se perder no meio do caminho, que surpreenda e que deixe os investidores com interesse aguçado no negócio.
Antes de abrir o Powerpoint ou o Keynote (os dois principais programas para criar slides) e jogar informações neles, é preciso traçar a linha da apresentação que deve conter elementos básicos sobre a empresa, o produto ou solução apresentada e também o modelo de negócio.
Essa apresentação, além de demonstrar cuidado e interesse ao produzir o material para a reunião, ainda prende a atenção do alvo principal, que é o investidor.
Então, aproveite as dicas que serão mostradas neste artigo e saiba como fazer uma apresentação digna de elogios e excelentes resultados.

Conteúdo objetivo

Os slides são usados apenas como um guia e não para uma leitura na íntegra. Sendo assim, as informações contidas neles devem ser dispostas em tópicos simples e objetivos, priorizando frases curtas e palavras-chaves. Recomenda-se que cada slide tenha, no máximo, 15 palavras.
É importante ressaltar que essas palavras devem ser de conhecimento comum, portanto, fuja de termos técnicos ou trechos que possam gerar dúvidas. Isso evita que o investidor se distraia com o que viu no slide e faz com que ele mantenha os olhos e a atenção em quem está apresentando.

Texto estruturado

A apresentação em slides deve seguir a mesma sequência da fala. Por isso, primeiro estruture o texto a ser defendido como se fosse uma dissertação, que deve ter introdução, argumento, defesa e fim.
Para isso, pegue lápis e papel e faça um esboço do que irá falar no começo, no meio e no final. Uma boa apresentação nunca ultrapassa 10 folhas, para não ficar cansativa e fazer com que tudo seja em vão.
É importante lembrar que cada slide deve ter uma ideia defendida, como, por exemplo: se uma página fala sobre os problemas a serem solucionados pela empresa, deve ter apenas tópicos relacionados ao tema na página. Isso evita confusão e equívoco de informação.

Informações importantes

O empreendedor deve entender que essa apresentação é como uma prova de fogo. É um teste que pode, quem sabe, ser a única oportunidade de se consagrar no mercado. Por isso, ela deve ter as seguintes informações, de forma clara e concisa:
  • Questão: mostre qual é o problema e o que a empresa pretende fazer para solucioná-lo.
  • Diferencial: apresente o que o diferencia das outras empresas.
  • Modelo de negócio: a forma como pretende gerar receita.
  • Mercado: deixe claro qual é o mercado que a sua empresa atua e acentue as expectativas de crescimento.
  • Equipe: ressalte as qualidades dos funcionários ou sócios. É importante que o empreendedor saiba quem está no time.
  • Valores: apresente o montante buscado para investimento para que a empresa possa ser sustentável por um certo tempo. 

Visual agradável

Preocupar-se com a aparência dos slides é um dos principais pontos de partida. Por isso, aquela regra de "menos é mais", neste caso, é muito válida. Para começar, defina um padrão a ser adotado em todas as páginas, levando em consideração os seguintes itens: cor de fundo, fonte, cor das fontes, imagens e tamanho.
Essas características devem ser escolhidas e definidas com muito cuidado para que não poluam o slide. A aparência deve ser limpa, de fácil leitura e agradável visualização. Lembre-se que imagens e gráficos também são bem-vindos, desde que sejam simples.
Uma marca d'água em todas as páginas, com a logomarca da empresa, seja ela no rodapé ou no topo da página, é uma ótima opção. Isso faz com que o investidor conheça a marca e a associe a você.

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