Nos raros momentos em que estou sem assunto para abastacer este blog, o problema costuma ser resolvido não por
o quê publicar, mas como publicar: a
forma.
Inspiração é apenas uma pequena parte do processo de abastecer um blog. A maior parte da coisa é engenho.
A
forma escolhida para um post ou artigo facilmente evoca um assunto.
Por isso, publico aqui esta série de tipos de posts que podem ajudar você. Mas lembre: não existe um formato puro.
Eles serão úteis no momento em que você sofrer um branco.
1. Entrevista
Uma entrevista pode ser feita de várias maneiras, até mesmo por
email, facilitando a edição e a precisão das respostas do entrevistado.
2. Avaliação
Você pode avaliar qualquer coisa. Um livro, um liqüidificador, um
software, um site. Procure ficar em seu nicho para conquistar a
confiança de seu leitor e construir uma reputação de perito.
3. Responder perguntas
À medida que você for se tornando mais conhecido, leitores vão
escrever para você fazendo perguntas. Valorize isso. Responda com
precisão e atenção. Você conquista não só quem as fez, mas também quem
gostaria de as ter feito e nem sabia disso ainda. Recentemente, pude
fazer isso respondendo sobre
como funciona o sistema de pontos do Ibovespa.
4. Indicar sites
Quando você se especializa, acaba conhecendo sites e maneiras de
encontrar novos que as outras pessoas, mesmo aquelas que se interessam
pelo seu tema preferido, não conhecem.
5. Responder artigos
Você depara com um artigo com o qual concorda ou discorda.
Imediatamente é tomado de um sentimento avassalador que o obriga a
escrever algo. Não desperdice essa oportunidade. Lempre de fazer um link
para o texto que o motivou. Muitas amizades na internet começam assim.
6. Listas
Todo mundo adora listas. “Os 5 maiores erros…”, “As minhas 33 músicas
preferidas”, “76 meios de ganhar mais dinheiro no AdSense”. Listas são
fáceis de ler e gostosas de escrever.
7. Rankings
Semelhante às listas, mas costumam despertar mais paixões. Amor e
ódio. As pessoas adoram rankings. Mesmo os mais subjetivos e arbitrários
causam interesse. Afinal, por que seu livro preferido ficou na
centésima sexta posição?
8. Como fazer
São os tutoriais. Pode ser um modo de tornar o ovo frito mais
saboroso, uma maneira de pregar um botão na camisa em dez segundos ou
como instalar determinado programa de modo mais eficiente.
9. Explique conceitos
Você já deve ter olhado em suas estatísticas e visto que alguém
entrou por algum sistema de busca procurando algo como “O que é um
ornitorrinco”. Ora, se isso faz parte de seu tema, por que não dar sua
visão pessoal sobre o ornitorrinco? Por mais que um conceito seja velho
conhecido de todos, sempre há uma maneira de reapresentá-lo
inovadoramente.
10. Posts com links
Quem tem um blog ou mais costuma navegar muito. Aconselho que você tenha uma conta no
Delicious.
Assim poderá rapidamente recuperar sites interessantes que viu e que
não couberam em nenhum artigo e, assim, fazer uma interessante lista de
links para seus leitores.
Veja um exemplo deste tipo de post.
11. Pergunte a seus leitores e publique as respostas
Por mais que você seja um poço de saber, seus leitores sempre terão
mais a oferecer do que você imagina. Talvez eles nem tenham conhecimento
disso. Faça uma pergunta. Depois, escreva um artigo analisando e
tabulando as respostas.
12. Pergunte a outros editores e publique as respostas
Você pode fazer, por email, uma pergunta a outros blogueiros, de seu
nicho ou não, e publicar um artigo analisando as respostas. Os seus
leitores vão gostar de saber que você é um catalisador e um
centralizador de informações tão bem relacionado.
13. Convide alguém para escrever
Peça um artigo a um outro editor de blog. Além de ele ficar feliz por
ser prestigiado, certamente mais tarde retribuirá a gentileza.
14. Posts usando vídeos
Não importa sobre o que é o seu blog. Você vai encontrar uma pá de
vídeos sobre isso, seja lá o que for, no YouTube e em outros agregadores
de vídeos da internet. Basta garimpar.
15. Comparações
O que é melhor? O plano de saúde A ou o plano de saúde B? O FlickR ou
o Fotolog? Senna ou Piquet? Analise ponto a ponto e dê o seu veredicto.
Se preferir, deixe em aberto para que o leitor decida por ele mesmo.
16. Polêmicas
Esse é auto-explicativo. Não sei se o Senna era melhor, mas eu sempre
preferi o Piquet. Você entendeu. Escreva algo que vá contra o senso
comum e aguarde o resultado. Apenas não exagere para não ganhar fama de
ser do contra. E, principalmente, não seja polêmico apenas por ser
polêmico. Seja autêntico e fiel a seus princípios.
17. Séries
Planeje uma série em determinado número de partes. Escolha um assunto
entre os diversos que o seu blog abarca e disseque-o até o osso ao
longo de diversos dias. Se por um lado você sabe o que vai escrever
durante um período de tempo, por outro cria expectativa em seus
leitores, que ficam ansiosos por saber o que vem depois.
18. Comente notícias
Diariamente acontecem coisas sobre as quais você pode querer
apresentar um enfoque original. Abrir as páginas de um jornal para um
leitor comum pode ser desanimador, mas para você, editor de um blog, é
inspirador.
19. Fale sobre seu próprio blog
Sua experiência como blogueiro pode ser importante para outros
blogueiros e para seus leitores. De vez em quando, esse tipo de artigo
também pode situar seu posicionamento editorial em relação ao resto da
blogosfera.
20. Posts ou artigos pessoais
Todo blog é pessoal em maior ou menor grau. É uma das características
desse meio de comunicação e ele não seria tão interessante se assim não
fosse. Se você achar que tem cabimento fugir do assunto e, para variar,
falar como foi o seu dia, não se acanhe: o blog é seu e você escreve o
que quiser nele. Exerça sua liberdade.
21. Imagens
Imagens valem mais do que mil palavras, diz o senso comum. Às vezes
valem mais, às vezes menos. Mas a verdade é que, mesmo não sendo muito
úteis do ponto de vista dos sistemas de busca, podem ser muito atraentes
para o seu leitor. Se você tem uma boa câmara, não desperdice essa
possibilidade.
22. Promoções
Você está disposto a investir um pouco mais em seu blog? Escolha um
prêmio e faça uma promoção. A participação do leitor pode estar
vinculada a links ou a comentários ou a qualquer outra coisa que você
imagine.
23.Citações
Está lendo um livro, blog, entrevista, revista ou jornal e achou um
trecho interessante? Compartilhe com o seu leitor essa preciosidade.
Acrescente os seus comentários e pronto.
24. Publicações coletivas
Escolha alguns editores amigos, definam um tema e publiquem em um dia
específico. Além de render no mínimo os links entre vocês, vai abrir o
horizonte de seu leitor e levar mais visitantes para outros editores de
seu nicho. Tudo o que se faz em conjunto tem mais força do que
individualmente.
25. Coletâneas externas
Escolha um tema. Por exemplo: “meios de melhorar a sua maneira de
escrever”. Garimpe posts na internet que tratem desse assunto e faça uma
coletânea para o seu leitor, com diversos links. Além de facilitar a
vida dele, é uma chance de fazer links e travar novas amizades na
blogosfera.
26. Coletâneas internas
Quando você se especializa em um assunto acaba escrevendo vários
posts interessantes que, em algum momento, vão merecer destaque. Esta
categoria pode aumentar o número de visitas por página de seu blog. Por
exemplo:
12 Dicas que facilitam o seu hábito de leitura.
27. Testemunhos
Você passou por uma experiência e conta para o seu leitor. Pode ser a
compra de determinado produto, a leitura de um livro, uma viagem, um
assalto. Os leitores gostam muito de ler sobre experiências pessoais e
muito do sucesso dos blogs se deve a isso. Tire partido.
28. Enquetes e votações
Os leitores gostam muito de votar e participar efetivamente de seu
blog. Existem diversas ferramentas na internet que permitem que você
publique enquetes. O WordPress tem até alguns plugins especialmente para
isso.
29. Recicle comentários
Às vezes alguns comentários são tão bons que valem a pena ser
publicados como posts. Isso valoriza a participação do leitor, que vai
voltar mais vezes, e valoriza o conteúdo de seu blog. Não esqueça de
linkar o post que originou o comentário, incentivando assim ainda mais
participação em ambos os artigos
Atenção:
Notei que o artigo
10 Dicas para escrever melhor
foi amplamente copiado em diversos blogs. Você tem autorização para
copiar este artigo integralmente desde que aponte um link para cá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário