segunda-feira, 13 de abril de 2015

Garoto de 8 anos se casa com mulher de 61


Um estudante de 8 anos de idade se casou com uma mulher de 61 anos em Tshwane, na África do Sul. A união do pequeno Sanele Masilela e a mãe de cinco filhos, Helen Shaganbu, que já tem um marido, aconteceu na frente de 100 convidados.
De acordo com a família do garoto, a cerimônia foi apenas um ritual. A tradição diz que os antepassados do jovem fariam gosto que ele se casasse com Helen. Ao final da festa, o casal trocou alianças e se beijou.
A cerimônia não teve valor legal, pois os dois não assinaram uma certidão de casamento e nem têm planos de viverem juntos. A família de Sanele, que investiu 1,5 mil euros (cerca de R$ 3.900 reais), disse que os dois cumpriram apenas um ritual, que não tem vínculo jurídico.

“Eu disse à minha mãe que queria casar com Helen e estou feliz por isso. Quando ficar mais velho, me casarei com uma senhora da minha idade”, disse Sanele.
“O avô de Sanele pediu que ele se casasse antes que ele morresse. Ele escolheu Helen porque a ama”, disse a mãe do jovem, que tem 46 anos. “Ao fazer isso, deixamos nossos ancestrais felizes. Se não tivéssemos feito, algo de ruim teria acontecido na família. É o que nossos antepassados queriam”, justificou.
Eita antepassados exigentes, não?

Como funciona a lâmpada de garrafa PET?

Ela funciona como uma espécie de lente que ilumina a casa sem utilizar energia elétrica, apenas refletindo a luz do sol. O mais legal é que a lâmpada não custa nada, já que é feita de materiais reaproveitados, e pode gerar uma economia de até 30% na conta de luz. Inventada em 2001 pelo mecânico de carros Alfredo Moser, de Uberaba (MG), a ideia chamou a atenção da ONG My Shelter Foundation, em 2011. Em parceria com estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ele passou a instalar as lâmpadas em regiões carentes das Filipinas e de outros 15 países com a ajuda de voluntários. Estima-se que a lâmpada de Moser beneficie cerca de 1 milhão de pessoas até 2015.

Mão na roda

A invenção de Alfredo Moser só pode ser instalada em casas sem forro abaixo do telhado - algo comum em lugares humildes em que sequer há energia elétrica
Planeta Sustentável

Luz engarrafada

O truque é a combinação do formato da garrafa com a água colocada nela
Itens necessários
Potinho preto de plástico
2 l de água
Garrafa PET transparente de 2 l
Massa plástica ou cola de resina
4 colheres de água sanitária
Serra tico-tico

Sem fios

A lâmpada é feita com uma garrafa PET transparente de 2 litros cheia de água e 4 colheres de água sanitária - para evitar que a proliferação de algas deixe a água turva

Teto solar

A lâmpada é instalada através de um furo circular no telhado, vedado com massa plástica ou cola de resina, para evitar goteiras em dias de chuva. Sobre a tampinha, coloca-se um potinho preto de plástico para fazer sombra e evitar que ela resseque e rache com o sol

Interruptor zero

Ela não funciona à noite, é claro. Mas é a solução para residências em regiões pobres e sem acesso a energia elétrica. Onde já existe luz, ela ajuda a economizar até 30% na conta. E é totalmente ecológica

E fez-se a luz

Os raios de luz do sol incidem na parte da garrafa sobre o telhado e viajam por refração por dentro da água - vazia, ela não funciona! O fundo simétrico e ondulado do recipiente faz com que a luz seja uniformemente distribuída pelo cômodo

Lâmpada de garrafa PET

Potência watts - 40 a 60
Emissões CO2/ano - 0 kg
Lâmpada incandescente
Potência watts - 60
Emissões CO2/ano - 200 kg
CONSULTORIA Alfredo Moser, mecânico e inventor da lâmpada com PET, e Daniel Pereira, físico da USP
FONTES My Shelter Foundation e ONU foto Reprodução/divulgação

Mercado Livre oferece curso para empreendedores e vendedores digitais

O Mercado Livre realizará um programa de formação para empreendedores e vendedores digitais em São Paulo, no dia 16 de maio.

O programa chamado Universidade Mercado Livre vai orientar os empreendedores para usarem de forma mais eficaz a plataforma do Mercado Livre e alavancar o e-commerce no Brasil.

Os temas abordados no programa serão divididos em três momentos: Sala Mercado Livre – Como vender, para quem quer melhorar suas vendas no site; Sala Conhecimento, para vendedores com mais experiência e em busca de maior entendimento sobre varejo online e marketplace; e Sala Ferramentas Adicionais, que abordará as tecnologias oferecidas pelas unidades de negócios da companhia.

As inscrições para o eventos podem ser realizadas no site.