É de suma importância salientar que o movimento é a primeira
manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intra-uterina
realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e
exercendo enormes influências no comportamento.
A partir deste
conceito e através da nossa prática no contexto escolar, consideramos
que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a
promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados
satisfatórios em situações de dificuldades no processo de
ensino-aprendizagem.
Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a
psicomotricidade é a "educação do movimento com atuação sobre o
intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções
neurofisiológicas e psíquicas". Além disso, possui uma dupla finalidade:
"assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as
possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e
equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano".
Os
movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que
muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo
com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a
eficiência física e psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e
apresentando uma variedade de movimentos.
Através da ação sobre o
meio físico com o meio social e da interação como ambiente social,
processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. É um
processo complexo, em que a combinação de fatores biológicos,
psicológicos e sociais, produz nele transformações qualitativas. Para
tanto desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e
aprofundando a experiência individual.
O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do
aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calcando
seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá
estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as
atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado.
Diante
disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no
processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada
aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
De acordo com Assunção & Coelho (1997, p 108) a psicomotrocidade
integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as
suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível
de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao
mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras
evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações
puramente motoras.
Diante desta visão, as atividades motoras
desempenham na vida da criança um papel importantíssimo, em muitas das
suas primeiras iniciativas intelectuais. Enquanto explora o mundo que a
rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe também os meios
como quais fará grande parte dos seus contatos sociais.
Portanto, a
educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma
experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio. A educação
proveniente dos pais e do âmbito escolar, não tem a finalidade de
ensinar à criança comportamentos motores, mas sim permite exercer uma
função de ajustamento individual ou em grupo.
As atividades
desenvolvidas no grupo favorecem a integração e a socialização das
crianças com o grupo, portanto propicia o desenvolvimento tanto psíquico
como motor. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como
suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes...), recebem
um destaque especial em nosso desenvolvimento fisiológico e
psicológico.
Com base neste contexto, percebemos a importância das
atividades motoras na educação, pois elas contribuem para o
desenvolvimento global das crianças. Entretanto, as crianças passam por
fases diferentes uma das outras e cada fase exige atividades propicias
para cada determinada faixa etária.
A psicomotricidade precisa ser
vista com bons olhos pelo profissional da educação, pois ela vem
auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o
corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.
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