Planejamento no e-commerce

O
planejamento no e-commerce é um passo fundamental para o sucesso nesse segmento. O
comércio eletrônico
no mundo todo vem se tornando cada vez mais profissional e por isso é
essencial que qualquer empreitada nesse segmento seja precedida de muita
pesquisa e
planejamento. Algumas pesquisas revelam que
mais de 60% das operações de e-commerce fecham antes de completar um
ano, como resultado, basicamente da falta de planejamento no e-commerce.
Etapas do planejamento no e-commerce
Em nosso
curso sobre criação de lojas virtuais
sempre chamamos atenção sobre a etapa do planejamento no e-commerce por
entendermos que sem isso, a possibilidade de sucesso de um
comércio eletrônico
é praticamente nula. Muita gente acredita que a etapa de planejamento
seja muito complexa, mas efetivamente, uma vez que se tenha um roteiro
para criação de lojas virtuais isso se torna muito mais fácil. Esse
roteiro pode ser um
plano de negócios simples, porém eficiente. Quando falamos em
plano de negócios não estamos obrigatoriamente nos referindo a um projeto, em nível de apresentação no BNDES. Podemos estabelecer um
planejamento de e-commercea partir de um modelo simples, mas que seja abrangente e realista.
Um bom planejamento de e-commerce – Plano de Negócios
Um
plano de negócios para e-commerce nada mais é que um
documento onde as principais variáveis do empreendimento são
apresentadas de forma detalhada e organizada. Não é nenhum bicho de sete
cabeças. Existem diversos modelos de
planos de negócios disponíveis na Internet que podem ser adaptados para o seu processo de
planejamento de e-commerce. O importante é que o plano de negócios tenha ao menos as estruturas básicas como as que se seguem:
- Análise do Empreendimento - O que será feito e quais são as atribuições de cada um
- Análise de Produto - O que será oferecido ao mercado e quais seus principais diferenciais
- Análise do Mercado - Quem é o público alvo, suas tendências e concorrência
- Planejamento de Marketing - Estratégias e ferramentas para a divulgação do negócio
- Planejamento Financeiro - Origem e aplicação dos recursos para a viabilização do negócio
- Cronograma e Metas - Programação de implantação e metas a serem atingidas
Um bom projeto de e-commerce começa justamente no planejamento. É
essencial que você tenha um plano de atuação para a empresa para que o
projeto tenha foco e os recursos possam ser aplicados de forma
eficiente. Chamo atenção especialmente para a parte do
Marketing que em função da sua importância dentro de um
planejamento no e-commerce
e sua diversidade de opções, necessita de um detalhamento mais
criterioso para que não ocorram desperdícios em investimentos com
ferramentas que não produzem um resultado satisfatório. Em termos de
planejamento do e-commerce, tudo deve ser levado em consideração. E
você? Teria alguma sugestão para o planejamento no e-commerce?
Nenhum comentário:
Postar um comentário