sábado, 18 de abril de 2015

O que você vende?

Eu percebo que muitos empresários/profissionais liberais não sabem o que eles estão vendendo. E isso porque eles não sabem o que os clientes compram. Essa história está mau contada não é mesmo? Bem... eu explico.
            Imaginemos uma mulher recém casada indo a uma loja de lingerie, ela quer comprar algo com o intuito de ficar sexy para o marido, de receber elogios, de se sentir amada e desejada pelo marido ( existem outros motivos para uma mulher querer comprar uma lingerie, mas vamos usar só estes nesse exemplo ). Só que o dono da loja acha que vende simplesmente lingerie, e porque isso tem importância?
O QUE AS PESSOAS COMPRAM?
            A mulher em questão não quer exatamente a lingerie, ela quer de uma forma geral, agradar o marido e a lingerie, como o Conrado Adolpho ( professor de marketing digital ) costuma dizer, é um "Mal necessário", se ela pensasse em outra coisa que poderia ajudá-la a alcançar o desejo dela, talvez ela não comprasse a lingerie.
            Então eu pergunto a você, o dono da loja deve vender lingerie ou sonhos e desejos? Todas as empresas devem voltar sua comunicação, para o público – alvo desejado, dando a eles a oportunidade de realizar desejos e sonhos através da compra de seus produtos/serviços.
Toda a comunicação de uma empresa deve ser voltada para seus consumidores na intenção de ajudar a saciar seus desejos e sonhos. Entender o que se passa na mente do consumidor é de suma importância. Pois só existe uma pessoa que entenda mais do seu negócio que você mesmo, e está pessoa é o cliente, ele sabe o que é bom e o que é ruim. Ele sabe quais desejos e sonhos os produtos/serviços que você vende irão suprir.
ENTENDA SEU CONSUMIDOR
            Entender o seu consumidor é essencial, se relacionar com os clientes é de suma importância para os negócios. E uma boa forma de se relacionar com o seu público – alvo é estando nas mídias sociais, este é um bom lugar para entender o seu cliente, ouvi-lo e estudá-lo.
            Só que existe algo que as pessoas devem entender, quando um cliente curte sua página no facebook, por exemplo, ele não quer ficar vendo propaganda sua, dê a ele conteúdo. Vamos usar o exemplo da mulher que quer uma lingerie, o dono dessa loja deve usar o facebook para ajudar suas clientes com idéias para elas agradarem o marido ( já que este é o intuito do público – alvo no exemplo). Dando dicas para o casal esquentar a relação, dessa forma você vai construindo um relacionamento com os clientes e relacionamento gera credibilidade.
RELACIONAMENTOS GERAM CREDIBILIDADE
Tendo credibilidade você será mencionado positivamente, veja bem, uma mulher como está do exemplo possivelmente tem uma amiga ou até mais de uma, na mesma situação e já que o dono da loja construiu um relacionamento com seus consumidores, imagine quem está mulher irá indicar para a amiga? Pronto, você acaba de conseguir uma "evangelista" dá sua marca.
GERAÇÃO DE VALOR
E com isso tudo, você irá gerar valor a sua marca e conseqüentemente aos seus produtos, afinal, você não vende produtos/serviços como todos os outros, você vende sonhos e desejos. Ou no exemplo, o dono não venderá lingerie, mas sim uma noite especial com o marido.
Quando sua marca e seus produtos ganham mais valor percebido, ou seja,quando o cliente percebe valor em seus produtos ele aceita até mesmo a pagar mais, e qual empresário não quer isso? Então não venda produtos/serviços ajude a realizar sonhos.
RESUMINDO
            Mas afinal, o que você vende? Você vende aquilo que o consumidor quer comprar. No exemplo citado eu disse que a mulher não quer simplesmente a lingerie, ela quer se sentir desejada, e no mesmo exemplo eu falei que ela é recém casada, provavelmente teve um chá de lingerie, ela com certeza tem dezenas de lingerie, ou seja, a mulher do exemplo não precisa de outra lingerie, e você acha que ela vai comprar algo que ela não precisa?
            Ela precisa de uma nova arma com o maridão, e é isso que você tem que vender aos seus clientes, venda sonhos, venda desejos entenda o que os seus consumidores querem quando compram seus produtos/serviços, e de isso a eles ajude-os e você terá cliente felizes falando bem da sua marca. E um cliente feliz é a melhor propaganda do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário