E a solução? Colocar a mão no bolso e sair pagando anúncio? Calma podemos usar algumas alternativas mais inteligentes como o PAGAMENTO SOCIAL.
O que é pagamento social? Imagina que você tem um artigo, um ebook, um vídeo tutorial, algo que seja de interesse do seu publico, você pode vender ou pode distribuir gratuitamente. Mas ai o problema da divulgação continua. Então o pagamento social ajuda a resolver esse problema de uma forma muito inteligente.

Vamos primeiro definir o que você vai usar como isca, deve ser um conteúdo relevante e chamativo, quanto mais relevante mais sucesso você vai ter e no final isso se traduz em $$$. Vale lembrar que você tem que tirar da cabeça que vai dar de graça o seu material, em troca do seu material o seu visitante terá que compartilhar um link e isso vai para toda a lista de amigos que ele tiver na rede social dele. Imaginem que ele tem uns 200 amigos, geralmente amigos têm alguns interesses em comum, então se o seu conteúdo for interessante para o seu visitante provavelmente será interessante para alguns amigos na lista dele. Então com um compartilhamento você atinge um número de pessoas, e isso gera novos cliques, que acabam compartilhando novamente e assim se multiplicando. Interessante né, e o melhor é pensar que você não pagou por isso, e também é interessante para o seu visitante que agora tem um material de qualidade que foi disponibilizado por você.

Agora vamos ao mecanismo da campanha você tem que criar a página no seu site favorecendo o compartilhamento e esse compartilhamento vai levar informações para chamar a atenção novamente como imagem, titulo, descrição e o mais importante o link para o acesso. O link de acesso é o que vai fazer a mágica, nessa parte devemos ter atenção no tipo de página que vamos usar. Por exemplo, uma landing page, um post no seu blog, um vídeo e etc. Essa página deve dar informações do que o visitante vai ganhar se compartilhar a sua página, lembrando que quanto mais relevante for mais compartilhamentos você terá. Para criar um compartilhamento chamativo com imagens e textos adequados eu indico que você sempre usa a ferramenta do Facebook que é a Open Graph Debug, para quem não sabe o protocolo Open Graph permite que qualquer página web tenha uma identidade nas redes sociais, como imagem destacada, titulo, descrição, autor, data de publicação e outras coisas, mas pode relaxar que isso não é algo complicado e existe uma ferramenta gratuita que pode te ajudar com isso clique aqui para acessar.
Mas vamos dividir essa segunda etapa em duas partes:
1ª – Imagem para compartilhamento: use imagens com pelo menos 1200 x 630 pixels para ter uma melhor exibição em dispositivos de alta resolução. No mínimo você deve usar imagens com 600 x 315 pixels.
Abaixo você vê um exemplo de uma imagem com mais de 600 x 315 pixel sendo compartilhada no Facebook. E no Google Plus e Linkedin acontece de forma muito parecida.

Para imagens menores que 600 x 315 pixels o Facebook se comporta de forma diferente:

O layout fica na horizontal com a imagem do lado esquerdo e o texto do lado direito. Nesse tipo de formato você pode usar imagens quadrada de no mínimo 200 x 200 pixels.
Agora que temos uma ideia do layout da publicação vamos pensar nas outras partes.
2ª – Texto para ação, você deve ser claro nessa parte, por exemplo, "baixe agora o ebook de estratégia de marketing para iniciantes" ou "Veja agora 5 dicas de como ter um negócio de sucesso", ou qualquer outro titulo, mas tenha a percepção que esse titulo é tão importante que uma palavra fora do lugar pode fada-lo ao fracasso, se você quiser dicas para escrever títulos matadores eu indico o artigo que o Henrique Carvalho do Viver de Blog escreveu :
COMO ESCREVER TÍTULOS IMPOSSÍVEIS DE SEREM IGNORADOS E QUE SÃO CLICADOS – O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO - http://viverdeblog.com/como-escrever-titulos/
Agora que já temos o nosso texto e imagem para compartilhamento, vamos pensar na mecânica da estratégia.

Vamos desenhar o fluxo agora do inicio ao fim e visualizar o loop (repetição), a fonte do visitante pode ser as mais diversas como e-mail, rede social, pesquisa e etc. Ele chegando à pagina do compartilhamento o fluxo se inicia.
Na imagem abaixo eu mostro um exemplo simples:

Você pode adicionar etapas no processo como, por exemplo, ao invés do seu link compartilhado levar diretamente para a página do seu produto grátis, ele pode levar para uma pagina para captura de Leads e depois do formulário preenchido o visitante será redirecionado para a página do seu produto.

O fluxo é importante para o objetivo, visualizar o caminho que o visitante irá fazer, quais serão as motivações que ele terá para completar cada etapa. E uma observação importante, não tenha medo de errar, pois se errar a solução é simples: tentar novamente de outra maneira afinal você não pagou fortunas em anúncios, e assim não terá prejuízo, no máximo vai permanecer como estava antes de testar essa estratégia.
E os resultados?
Em um dos meus recentes trabalhos, em menos de uma semana o número de compartilhamentos de um cliente subiu 5x mais e a cada dia isso aumenta. É como um incêndio se alastrando.
Bônus e teste prático
Se você tem um site em WordPress existe um plugin que posso compartilhar com você gratuitamente ele terá opções limitadas, mas já vai gerar resultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário