sábado, 18 de abril de 2015

Pagamento social – 3 passos para seu conteúdo se espalhar

Redes sociais tem um fluxo enorme de acessos, sério se você estiver em um lugar publico pelo menos 30% das pessoas estão acessando as redes sociais nesse momento. Parece loucura né… Eu diria que sim, se isso fosse há uns 10 anos atrás. Mas sim hoje algumas pessoas fazem da internet um tipo de núcleo na sua vida, e essas pessoas consomem conteúdo e muitas vezes querem consumir um conteúdo igual ao seu, porém não estão encontrando.
E a solução? Colocar a mão no bolso e sair pagando anúncio? Calma podemos usar algumas alternativas mais inteligentes como o PAGAMENTO SOCIAL.
O que é pagamento social? Imagina que você tem um artigo, um ebook, um vídeo tutorial, algo que seja de interesse do seu publico, você pode vender ou pode distribuir gratuitamente. Mas ai o problema da divulgação continua. Então o pagamento social ajuda a resolver esse problema de uma forma muito inteligente.
primeiro-passo
Vamos primeiro definir o que você vai usar como isca, deve ser um conteúdo relevante e chamativo, quanto mais relevante mais sucesso você vai ter e no final isso se traduz em $$$. Vale lembrar que você tem que tirar da cabeça que vai dar de graça o seu material, em troca do seu material o seu visitante terá que compartilhar um link e isso vai para toda a lista de amigos que ele tiver na rede social dele. Imaginem que ele tem uns 200 amigos, geralmente amigos têm alguns interesses em comum, então se o seu conteúdo for interessante para o seu visitante provavelmente será interessante para alguns amigos na lista dele. Então com um compartilhamento você atinge um número de pessoas, e isso gera novos cliques, que acabam compartilhando novamente e assim se multiplicando. Interessante né, e o melhor é pensar que você não pagou por isso, e também é interessante para o seu visitante que agora tem um material de qualidade que foi disponibilizado por você.
segundo-passo
Agora vamos ao mecanismo da campanha você tem que criar a página no seu site favorecendo o compartilhamento e esse compartilhamento vai levar informações para chamar a atenção novamente como imagem, titulo, descrição e o mais importante o link para o acesso. O link de acesso é o que vai fazer a mágica, nessa parte devemos ter atenção no tipo de página que vamos usar. Por exemplo, uma landing page, um post no seu blog, um vídeo e etc. Essa página deve dar informações do que o visitante vai ganhar se compartilhar a sua página, lembrando que quanto mais relevante for mais compartilhamentos você terá. Para criar um compartilhamento chamativo com imagens e textos adequados eu indico que você sempre usa a ferramenta do Facebook que é a Open Graph Debug, para quem não sabe o protocolo Open Graph permite que qualquer página web tenha uma identidade nas redes sociais, como imagem destacada, titulo, descrição, autor, data de publicação e outras coisas, mas pode relaxar que isso não é algo complicado e existe uma ferramenta gratuita que pode te ajudar com isso clique aqui para acessar.

Mas vamos dividir essa segunda etapa em duas partes:
 – Imagem para compartilhamento: use imagens com pelo menos 1200 x 630 pixels para ter uma melhor exibição em dispositivos de alta resolução. No mínimo você deve usar imagens com 600 x 315 pixels.
Abaixo você vê um exemplo de uma imagem com mais de 600 x 315 pixel sendo compartilhada no Facebook. E no Google Plus e Linkedin acontece de forma muito parecida.
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Para imagens menores que 600 x 315 pixels o Facebook se comporta de forma diferente:
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O layout fica na horizontal com a imagem do lado esquerdo e o texto do lado direito. Nesse tipo de formato você pode usar imagens quadrada de no mínimo 200 x 200 pixels.
Agora que temos uma ideia do layout da publicação vamos pensar nas outras partes.
 – Texto para ação, você deve ser claro nessa parte, por exemplo, "baixe agora o ebook de estratégia de marketing para iniciantes" ou "Veja agora 5 dicas de como ter um negócio de sucesso", ou qualquer outro titulo, mas tenha a percepção que esse titulo é tão importante que uma palavra fora do lugar pode fada-lo ao fracasso, se você quiser dicas para escrever títulos matadores eu indico o artigo que o Henrique Carvalho do Viver de Blog escreveu :
COMO ESCREVER TÍTULOS IMPOSSÍVEIS DE SEREM IGNORADOS E QUE SÃO CLICADOS – O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO - http://viverdeblog.com/como-escrever-titulos/
Agora que já temos o nosso texto e imagem para compartilhamento, vamos pensar na mecânica da estratégia.
terceiro-passo2
Vamos desenhar o fluxo agora do inicio ao fim e visualizar o loop (repetição), a fonte do visitante pode ser as mais diversas como e-mail, rede social, pesquisa e etc. Ele chegando à pagina do compartilhamento o fluxo se inicia.
Na imagem abaixo eu mostro um exemplo simples:
fluxo-simples2
Você pode adicionar etapas no processo como, por exemplo, ao invés do seu link compartilhado levar diretamente para a página do seu produto grátis, ele pode levar para uma pagina para captura de Leads e depois do formulário preenchido o visitante será redirecionado para a página do seu produto.
fluxo-customizado
O fluxo é importante para o objetivo, visualizar o caminho que o visitante irá fazer, quais serão as motivações que ele terá para completar cada etapa. E uma observação importante, não tenha medo de errar, pois se errar a solução é simples: tentar novamente de outra maneira afinal você não pagou fortunas em anúncios, e assim não terá prejuízo, no máximo vai permanecer como estava antes de testar essa estratégia.
E os resultados?
Em um dos meus recentes trabalhos, em menos de uma semana o número de compartilhamentos de um cliente subiu 5x mais e a cada dia isso aumenta. É como um incêndio se alastrando.
Bônus e teste prático
Se você tem um site em WordPress existe um plugin que posso compartilhar com você gratuitamente ele terá opções limitadas, mas já vai gerar resultados

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