O marketing digital exerce um papel determinante no sucesso de uma
empresa na internet. É impossível ter sucesso no comércio eletrônico se
sua empresa não é conhecida, não é lembrada e se ninguém nunca ouviu
falar da sua marca.
O ano de 2012 chegou e já promete grandes
resultados ao comércio eletrônico brasileiro, principalmente, no que se
refere ao marketing exercido na web. Em termos de divulgação e exposição
da empresa, o avanço tecnológico proporciona mudanças que devem acirrar
ainda mais a busca por destaque no mercado virtual.
Neste
sentido, as novas características adotadas para o marketing digital
neste ano devem estar evidenciadas na estratégia de divulgação das lojas virtuais, para que as mesmas conquistem seu espaço na web.
Sofisticação do SEO
Estima-se que a otimização para sites de busca (Search Engine
Optimization) fique mais sofisticada em 2012. Isso porque a difusão
muito rápida de informações torna o Google mais exigente para dados
relevantes e atuais. Por isso, como a concorrência pela primeira página
está aumentando, além das técnicas corretas de otimização é preciso
trabalhar com informações atuais e relevantes em sua loja virtual;
Conteúdo relevante nas mídias sociais (Social Media Optimization)
A mídia online deixa de ser simplesmente uma reunião de clientes que
buscam receber ofertas, e se torna um canal de informações relevantes
sobre temas relacionados ao segmento para atrair o consumidor não apenas
com promoções, mas também com informações, principalmente, porque o
público está mais exigente e deseja integração;
Links patrocinados ficam mais caros
Um dos motivos pelos quais o SEO estará mais acirrado é porque o custo
da divulgação via links patrocinados se tornam mais caras. A procura
pela compra de palavras-chave aumenta e a grande demanda eleva o valor
das mesmas. Para driblar a situação é preciso saber investir, comparar
palavras e sinônimos conforme o segmento da loja;
Vídeos para divulgação
Entre as novidades para o marketing digital 2012 destaca-se o aumento
no uso de vídeos como forma de divulgação. Pesquisas indicam que, em
média, 900 mil horas de imagens são postadas no You Tube por mês e, além
disso, especialistas dizem que até 2015, 90% do conteúdo na internet
estará em vídeo. Nesse sentido, que tal começar a desenvolver marketing
através de vídeos institucionais, depoimentos e entrevistas com
clientes, apresentação e formas de uso de um produto?
O sucesso
na web é uma questão de adaptação. Em se tratando de e-commerce, quem
sabe se adaptar e ser flexível sai na frente, pois o avanço tecnológico
traz mudanças muito rápidas no cenário virtual. Há algum tempo, a
divulgação era feita boca a boca, pela TV ou pelo rádio. Hoje, além de
ser feita via web, a propagação de informações deve ser adequada ao
segmento, ao público e às inovações do mercado.
Sucesso!
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